Instituto EndoVitta

CORPO CLÍNICO

DR MANOEL GALVÃO NETO

Dr. Galvão Neto graduou-se em Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública em 1989. Após completar programa de residência de 3 anos no Hospital 9 de Julho em São Paulo, retornou a Bahia para assumir posição de professor convidado da disciplina de técnica cirúrgica na Escola Bahiana entre 1993-98, tendo sido efetivado como coordenador do núcleo de pesquisas em cirurgia experimental e professor assistente em 1998, permanecendo até 2000.

Nesse período desenvolveu modelo de treinamento em cirurgia laparoscópica com ratos utilizando equipamentos convencionais, focado em estudantes de graduação, tendo treinado mais 4 turmas de 200 alunos da escola de medicina. Este modelo de treinamento foi exportado para outras faculdades do Brasil, incluindo ai a Santa Casa de São Paulo, onde foi adotado no currículo da disciplina de Ginecologia p/ graduação e pós-graduação.

Em 2003 defendeu tese de mestrado na Universidade de São Paulo pela disciplina de cirurgia do aparelho digestivo sobre o referido modelo de treinamento.

Durante esse período obtém, grau de especialista em cirurgia do aparelho digestivo pelo CBCD (1992) e em Gastroenterologia pela FBG (1995).

No serviço público entre 1993-00, foi preceptor responsável pelo credenciamento da residência de cirurgia geral do Hospital Cleriston Andrade em Feira de Santana na Bahia (MEC, decreto 19-95 / processo 004399/95), tendo ainda ocupado o cargo diretor geral nos anos de 1996-97. No período de 1999-00, atuou no Hospital São Rafael como médico assistente, preceptor e responsável pela instalação e posterior treinamento de equipe do setor de manometria esofágica do Serviço de Cirurgia do hospital.

No ano de 2001 retorna a São Paulo, onde inicia atividades como coordenador do serviço de avaliação funcional do esôfago do laboratório Diagnósticos da América e em paralelo desenvolve atividade de pesquisa e consultoria junto a empresa Alacer Biomedica® que culmina no desenvolvimento de equipamento nacional de pHmetria e manometria esofágicas que hoje são os líderes no setor, e que, para capacitar o mercado, desenvolveu modelo de treinamento em bases interativas avançadas que já treinou até o momento mais de 500 médicos de todo o pais.

No ano de 2002, funda juntamente com os Drs. Almino Ramos e Manoela Galvão a clínica Gastro Obeso Center, sendo desde o início coordenador científico e responsável pelo desenvolvimento de processos e treinamentos. Esse é provavelmente o maior “case” de sucesso em cirurgia bariátrica da América Latina, tendo realizado mais de 6.000 procedimentos cirúrgicos de obesidade (92% realizados por laparoscopia ou endoscopia) desde o inicio de suas atividades. Nessa área, desenvolveu modelo de treinamento para cirurgia bariátrica laparoscópica e equipes multi-disciplinares em parceria do a empresa Ethicon Endo-Surgery® , tendo até o momento, treinado mais de 200 cirurgiões e 100 membros de equipes multidisciplinares de toda a América Latina, Portugal, Espanha, Japão e Índia Nesse período foi ainda o pioneiro no Brasil realizando exame de cápsula endoscópica de intestino delgado em 2001, de esôfago em 2006 e de colon em 2007.

Realizou as primeiras: retirada endoscópica de banda gástrica; colocação de balão intra-gástrico de ar; procedimentos de cirurgia transluminal por orifícios naturais  em animais o qual foi o segundo procedimento humano transgástrico do mundo. Implante da prótese de bypass duodeno-jejunal endoscópico endoluminal GI Sleeve® / EndoBarrier® que já está em estudos para o FDA e CE.

Com relação a potenciais conflitos de interesse, o Dr. Galvão Neto atua com consultor cientifico nacional e internacional das empresas Alacer Biomedica®, Ethicom EndoSurgery® e GI Dynamics®.

Já recebeu honorário a titulo de “speaker” pelas empresas Ache®, Allergam® e Janssem®

× Como posso te ajudar?