Stretta é, de longe, a opção de tratamento minimamente invasivo mais amplamente estudada na doença do refluxo gastroesofágico DRGE. É comprovada por ter baixo risco e ser eficaz em mais de 37 estudos clínicos e 18.000 procedimentos realizados em todo mundo. Estudos mostram que os pacientes experimentam alívio significativo e duradouro dos sintomas em um período que varia de 4 a 10 anos, sem lidar com as complicações da cirurgia, assim como seus custos mais elevados.
É um tratamento minimamente invasivo, não-cirúrgico realizado em apenas uma hora e permite que a maioria das pessoas volte para suas atividades diárias no mesmo dia.
Os médicos podem recomendar o procedimento Stretta para pessoas que fizeram ou fazem um tratamento com medicamentos ou cirúrgico que não tiveram um bom resultado ou para aqueles que não são bons candidatos à tratamentos medicamentosos ou cirúrgico.
Um procedimento Stretta dura cerca de 45 minutos. O paciente é sedado por anestesista e durante o procedimento, um especialista insere um tubo na garganta até o estômago que envia ondas de rádio suaves para o tecido que o liga ao esôfago, estimulando a hipertrofia do tecido muscular do local tornando a região mais eficiente no controle do refluxo.
Os pacientes com DRGE submetidos ao procedimento Stretta podem esperar uma redução de seus sintomas por até 10 anos, de acordo com pesquisadores. Os especialistas afirmam que é um procedimento extremamente seguro e que pode ser executado novamente em caso de necessidade.
Todo paciente é diferente em sua resposta à Terapia Stretta. Alguns pacientes vêem melhora mais rapidamente do que outros, e estudos mostram que os sintomas podem melhorar continuamente por seis meses ou mais.
Os pacientes podem sentir algum desconforto após a terapia com Stretta, que na maioria dos casos pode ser administrado com analgesia de forma líquida, por via oral ou, em casos raros, analgésicos um pouco mais forte.
Um músculo fraco permite o refluxo do conteúdo do estômago pelo esôfago.
A musculatura é tratada por suaves ondas de rádio frequência.
Um músculo fortalecido e mais espesso, previne o refluxo.