Instituto EndoVitta

EXAMES

CPRE

A COLANGIOPANCREATOGRAFIA ENDOSCÓPICA RETRÓGRADA (CPRE) é um exame invasivo para tratamento de doenças das vias biliares e pâncreas. atualmente é empregada para o tratamento e não para o diagnóstico de alterações nestes órgãos.

Realizada em ambiente hospitalar, com a presença de médico anestesista e geralmente sob anestesia geral. Normalmente o paciente é colocado em posição ventral e utiliza radioscopia durante o procedimento.

O tempo de duração médio do exame é de 15 a 20 minutos, na dependência dos achados e dos procedimentos que possam ser realizados. Após o exame é necessário permanecer por um período médio de 12 horas ou seguir internado para a equipe médica que o acompanha.

Pacientes que fazem uso de medicações antihipertensivas devem utilizá-las no horário habitual e com pequena quantidade de água. Pacientes diabéticos e em uso de medicações via oral, no dia no exame não devem fazer uso. A insulina poderá ser administrada, porém recomenda-se apenas metade da dose habitual.

No caso do uso de anticoagulantes, o médico solicitante do exame deve orientar se há necessidade ou não da suspensão e o tempo desta interrupção. Em alguns casos. é necessário que o endoscopista discuta com o médico do paciente em relação às drogas utilizadas.

DIVERSOS PROCEDIMENTOS PODEM SER INDICADOS E NECESSÁRIOS. ALGUNS PROCEDIMENTOS PODEM SER REALIZADOS NO MESMO MOMENTO, OUTROS PODEM NECESSITAR NOVO AGENDAMENTO E EXAMES COMPLEMENTARES. OS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS REALIZADOS SÃO: PAPILOTOMIA OU INFUNDIBULOTOMIA ENDOSCÓPICA, VARREDURA COM BALÃO OU BASKET PARA A REMOÇÃO DE CÁLCULOS E BARRO BILIAR, PASSAGEM DE PRÓTESE PLÁSTICA OU METÁLICA AUTOEXPANSÍVEL E BIÓPSIAS OU ESCOVADO PARA CITOLOGIA.
AS COMPLICAÇÕES NO EXAME DE CPRE GIRA EM TORNO DE 5 A 10%. EM GERAL SÃO COMPLICAÇÕES LEVES E DE FÁCIL RESOLUÇÃO CLÍNICA. A PANCREATTE É A COMPLICAÇÃO MAIS FREQUENTE E A SUA FORMA LEVE A MAIS COMUM. NECESSITA PERMANECER EM REGIME DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR E EM JEJUM. SANGRAMENTO E PERFURAÇÃO SÃO EVENTOS POSSÍVEIS, EM ESPECIAL QUANDO HÁ ALTERAÇÕES ANATÔMICAS ASSOCIADAS. NA MAIOR PARTE DOS CASOS O TRATAMENTO ENDOSCÓPICO OU CONSERVADOR É INDICADO, MAS PODE HAVER NECESSIDADE DE CIRURGIA DE URGÊNCIA.
O RESULTADO DO EXAME É ANEXADO AO PRONTUÁRIO E CASO TENHA HAVIDO ESTUDO ANATOMOPATOLÓGICO O RESULTADO DEVE TAMBÉM SER ENCAMINHADO AO PRONTUÁRIO OU RETIRADO PELO PACIENTE.
× Como posso te ajudar?