Instituto EndoVitta

EXAMES

COLONOSCOPIA E RETOSSIGMOIDOSCOPIA

A COLONOSCOPIA é um exame pouco invasivo que tem a finalidade de avaliar o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. para a sua realização é utilizado um aparelho flexível introduzido através do ânus com a utilização de anestésico local. Na maior parte dos pacientes é realizada uma sedação, para tornar o exame mais confortável. Pode ser realizado em ambiente ambulatorial ou hospitalar, sendo o fator determinante do local a idade e condições clínicas do paciente.

O tempo de duração médio do exame é de 15 a 20 minutos, na dependência dos achados e dos procedimentos que possam ser realizados. Após o exame é necessário permanecer por um período variável de tempo na recuperação pós anestésica, em média de 30 minutos.

Após o exame e quando o paciente estiver bem acordado já pode iniciar a ingestão de alimentos. A alimentação deve ser leve, mas não há restrição para nenhum alimento em específico.

Pacientes que fazem uso de medicações antihipertensivas devem utilizá-las no horário habitual e com pequena quantidade de água. Pacientes diabéticos e em uso de medicações via oral, no dia no exame não devem fazer uso. A insulina poderá ser administrada, porém recomenda-se apenas metade da dose habitual.

No caso do uso de anticoagulantes, o médico solicitante do exame deve orientar se há necessidade ou não da suspensão e o tempo desta interrupção.

DIVERSOS PROCEDIMENTOS PODEM SER INDICADOS E NECESSÁRIOS. ALGUNS PROCEDIMENTOS PODEM SER REALIZADOS NO MESMO MOMENTO, OUTROS PODEM NECESSITAR NOVO AGENDAMENTO E EXAMES COMPLEMENTARES. BIÓPSIAS DE LESÕES E PÓLIPOS PEQUENOS GERALMENTE SÃO REALIZADAS NO MESMO PROCEDIMENTO. MUCOSECTOMIAS E DISSECÇÕES ENDOSCÓPICAS, NA MAIOR PARTE DOS CASOS, SÃO INICIALMENTE AVALIADAS E POSTERIOR MARCADA A RESSECÇÃO. OUTROS TERAPÊUTICAS ENDOSCÓPICAS DEVEM SER AVALIADAS DE FORMA PERSONALIZADA.
AS COMPLICAÇÕES EM EXAMES DIAGNÓSTICOS NÃO SÃO FREQUENTES. DESCONFORTO NA REGIÃO DA OROFARÍNGEA E NA REGIÃO ABDOMINAL PODEM ACONTECER. SANGRAMENTO E PERFURAÇÃO SÃO EVENTOS POSSÍVEIS, EM ESPECIAL QUANDO HÁ PROCEDIMENTO TERAPÊUTICO ASSOCIADO.
O RESULTADO DO EXAME DEVE SER RETIRADO PELO PACIENTE OU RESPONSÁVEL NA DATA AGENDADA. NUNCA ESQUECER QUE CASO TENHA HAVIDO ESTUDO ANATOMOPATOLÓGICO O RESULTADO DEVE TAMBÉM SER RETIRADO.
× Como posso te ajudar?