Instituto EndoVitta

EXAMES

ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA

A ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA (EDA) é um exame pouco invasivo que tem a finalidade de avaliar o esôfago, estômago e parte inicial do intestino delgado. Para a sua realização é utilizado um aparelho flexível introduzido através da cavidade oral. Na maior parte dos pacientes é realizada uma sedação para tornar o exame mais confortável. pode ser realizado em ambiente ambulatorial ou hospitalar, sendo o fator determinante do local, a idade e condições clínicas do paciente.

O tempo de duração médio do exame é de 5 a 10 minutos, na dependência dos achados e dos procedimentos que possam ser realizados. Após o exame é necessário permanecer por um período variável de tempo, mas em média de 30 minutos, na recuperação pós anestésica.

Após o exame e quando o paciente estiver bem acordado já pode iniciar a ingestão de alimentos. a alimentação deve ser leve, mas não há restrição para nenhum alimento em específico.

Pacientes que fazem uso de medicações antihipertensivas devem utilizá-las no horário habitual e com pequena quantidade de água. Pacientes diabéticos e em uso de medicações via oral, no dia no exame não devem fazer uso. No caso do uso de insulina, poderá ser administrada metade da dose habitual.

No caso do uso de anticoagulantes o médico solicitante do exame deve orientar se há necessidade ou não da suspensão e o tempo desta interrupção.

DIVERSOS PROCEDIMENTOS PODEM SER INDICADOS E NECESSÁRIOS. ALGUNS PROCEDIMENTOS PODEM SER REALIZADOS NO MESMO MOMENTO, OUTROS PODEM NECESSITAR NOVO AGENDAMENTO E EXAMES COMPLEMENTARES. BIÓPSIAS DE LESÕES E PÓLIPOS PEQUENOS GERALMENTE SÃO REALIZADAS NO MESMO PROCEDIMENTO. MUCOSECTOMIAS E DISSECÇÕES ENDOSCÓPICAS, NA MAIOR PARTE DOS CASOS, SÃO INICIALMENTE AVALIADAS E POSTERIOR MARCADA A RESSECÇÃO. OUTROS TERAPÊUTICAS ENDOSC[OPICAS DEVEM SER AVALIADAS DE FORMA PERSONALIZADA.
AS COMPLICAÇÕES EM EXAMES DIAGNÓSTICOS NÃO SÃO FREQUENTES. DESCONFORTO NA REGIÃO DA OROFARÍNGEA E NA REGIÃO ABDOMINAL PODEM ACONTECER. SANGRAMENTO E PERFURAÇÃO SÃO EVENTOS POSSÍVEIS, EM ESPECIAL QUANDO HÁ PROCEDIMENTO TERAPÊUTICO ASSOCIADO. PACIENTES COM PROBLEMAS DENTÁRIOS DEVEM SEMPRE ALERTAR O ENDOSCOPISTA, POIS EXISTE RISCO CONSIDERÁVEL DE QUEDA DENTÁRIA PELO USO DO BUCAL
O RESULTADO DO EXAME DEVE SER RETIRADO PELO PACIENTE OU RESPONSÁVEL NA DATA AGENDADA. NUNCA ESQUECER QUE CASO TENHA HAVIDO ESTUDO ANATOMOPATOLÓGICO O RESULTADO DEVE TAMBÉM SER RETIRADO.
× Como posso te ajudar?