Instituto EndoVitta

EXAMES

ENTEROSCOPIA ANTERÓGRADA OU RETRÓGRADA

A ENTEROSCOPIA ANTERÓGRADA OU RETRÓGRADA é um exame pouco invasivo que tem a finalidade de avaliar principalmente o intestino delgado. Para a sua realização é utilizado um aparelho flexível associado a um overtube.

Pode ser realizada por via anterógrada, ou seja, pela boca, quando a suspeita das lesões ou a indicação clínica sugere que o problema possa estar na parte proximal do intestino. A via retrógrada está indicada quando a suspeita da doença é no segmento distal do intestino delgado.

O tempo de duração médio do exame é 1 hora, podendo ser realizado em caráter ambulatorial ou com o paciente internado. Em algumas situações, as duas vias do exame são realizadas na sequência.

Pacientes que fazem uso de medicações antihipertensivas devem utilizá-las no horário habitual e com pequena quantidade de água. Pacientes diabéticos e em uso de medicações via oral, no dia no exame não devem fazer uso. No caso do uso de insulina, poderá ser administrada metade da dose habitual. Não é necessária a suspensão de anticoagulantes.

A ENTEROSCOPIA ANTERÓGRADA E RETRÓGRADA APRESENTA A POSSIBILIDADE DE REALIZAR DIAGNÓSTICO E TERAPÊUTICA. AS POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS SÃO DIVERSAS E INCLUEM: POLIPECTOMIAS, MUCOSECTOMIAS, DILATAÇÃO DE ESTENOES, UTILIZAÇÃO DE PLASMA DE ARGÔNIO, ENTRE OUTRAS.
AS COMPLICAÇÕES SÃO EXTREMAMENTE RARAS E QUANDO OCORREM EM GERAL É DESCONFORTO ABDOMINAL E PEQUENOS SANGRAMENTOS.  SANGRAMENTO E PERFURAÇÃO SÃO EVENTOS POSSÍVEIS, EM ESPECIAL QUANDO HÁ PROCEDIMENTO TERAPÊUTICO ASSOCIADO.
O RESULTADO DO EXAME DEVE SER RETIRADO PELO PACIENTE OU RESPONSÁVEL NA DATA AGENDADA.
× Como posso te ajudar?