MANOMETRIA ESOFÁGICA DE ALTA RESOLUÇÃO
É o estudo das contrações e dos esfíncteres do esôfago (válvulas).
A função principal do esôfago é o transporte dos alimentos da boca para o estômago além de impedir que o conteúdo do estômago retorne para boca (refluxo).
A manometria do esôfago estuda a força e a coordenação destas contrações. Com a manometria é possível medir a força das válvulas do esôfago (esfíncteres) que impedem o refluxo do ácido e alimentos vindo do estômago para o esôfago.
A manometria de alta resolução possui mais de 20 canais de perfusão (diferente da convencional com 8), dispostos ao longo do esôfago, para registro simultâneo dos eventos (contração da musculatura e relaxamento esfincteriano), sem a necessidade da movimentação da sonda.
O exame é rápido e indolor. É realizada uma anestesia local com geleia.
É introduzido uma pequena sonda no esôfago a qual é conectada ao computador que mede a força de contração.
Durante exame o paciente permanece acordado. Ao término o paciente pode alimentar-se normalmente e dirigir.
As principais vantagens da MAR em relação à manometria convencional são:
– Permite localização mais fácil e imediata de marcos anatômicos como os esfíncteres superior e inferior;
– É possível aquisição simultânea de dados referentes ao esfíncter superior, corpo esofágico e esfíncter inferior do esôfago;
– Proporciona maior conforto ao paciente devido ao tempo reduzido de exame e pela ausência de necessidade de tração do cateter a cada centímetro;
– Não sofre influência de artefatos de movimento.
– Identificação de fenótipos clinicamente relevantes, como os subtipos de acalásia, que possuem respostas terapêuticas distintas.