Esta data homenageia uma das invenções culinárias mais apreciadas por diversas pessoas ao redor do mundo, em especial os brasileiros: a pizza.
Pizza é um prato típico da gastronomia italiana e famosa no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas. No Brasil, existem muitas combinações, até mesmo de pizzas doces. Saborosa e calórica, a pizza é um dos alimentos responsáveis por fazer com que as pessoas deixem a dieta de lado e se entreguem a seus diversos sabores.
No entanto, para não ficar com a consciência pesada no Dia da Pizza, o ideal é buscar as menos calóricas. E lembre-se 2 fatias são suficientes.
Segue valor calórico das pizzas (1 fatia)
Pizza de escarola: 122kcal.
Pizza de aliche:174kcal
Pizza de alho: 175kcal
Pizza de marguerita: 240kcal
Pizza de catupiry: 242kcal
Pizza de chocolate: 243kcal
Pizza de mussarela: 258kcal
Pizza de frango com catupiry: 271kcal
Pizza de atum: 288kcal
Pizza de calabresa: 302kcal
Pizza de quatro queijos: 317kcal
Pizza portuguesa: 350kcal
Pizza de mussarela de búfala com tomate seco e rúcula: 366kcal
Pizza romeu e julieta (goiabada com queijo): 408kcal
PIZZA DE MASSA DE COUVE FLOR LOW CARB
Pique 1/3 de uma couve-flor, só a parte “crespinha” os talos você não vai usar (use para fazer oura receita depois). É importante que fique beeem picadinha. Você vai utilizar 1 xícara desse “farelo” de couve-flor que deve ser levado ao micro-ondas (sem água, puro mesmo)por 3 minutos apenas. Cuidado, se passar do ponto ela vai ficar marrom. É só para dar uma amolecida.Espere esfriar e misture 1 xícara de queijo mussarela de búfala ralado e 1 ovo. A massa está pronta, agora você pode temperá-la para dar mais sabor. Unte bem uma assadeira e modele um ou dois discos. Leve para assar em forno preaquecido até as bordas começarem a dourar. Em torno de 10 minutos em 230º. Retire, cubra com os ingredientes de sua preferência (atum, escarola, brócolis, rúcula, mussarela de búfala) e volte ao forno apenas para derreter o queijo.
Por Maria Angélica Monteiro Grecco, Nutricionista, CRN 26241
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219