Instituto EndoVitta

ARTIGOS E NOTÍCIAS

A importância da atividade física na infância

Já é de entendimento geral que hábitos saudáveis (atividade física, alimentação balanceada, horas de sono, tempo para lazer e tudo o que faz bem para o bem- estar) são benéficos para o organismo humano

A importância da atividade física na infância

Isso, independentemente da faixa etária. Inclusive para as crianças.

Entretanto, infelizmente, já há descuidos com relação a esses hábitos logo nos primeiros anos de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de crianças obesas aumenta a cada ano. Fatores como o aumento do consumo de produtos industrializados, o avanço da tecnologia e o crescimento da violência atuam diretamente nesse índice crescente.

Produtos industrializados geralmente trazem altos valores calóricos e baixos valores nutricionais, nada benéfico para a saúde dos pequenos. O
avanço tecnológico, por sua vez, com games, computadores, celulares e inúmeros aplicativos fazem a atividade física ser deixada de lado.

Já o aumento da violência urbana contribui e muito na questão da diminuição da prática da atividade física através de jogos entre as crianças, o que era comum alguns anos atrás. Não é mais confiável deixar seu filho brincando na rua sozinho, sem a presença de um adulto, sendo uma das alternativas restantes colocá-lo em alguma atividade no clube/escolinha.

É preciso ressaltar que a importância da atividade física na infância vai além da estética. Ela ajuda a prevenir doenças, muitas das quais surgidas silenciosamente. Também é importante instrumento para auxiliar no crescimento e desenvolvimento motor do jovem e que pode ser fundamental na vida adulta. Praticados em grupo e em forma de jogos cooperativos, por exemplo, ainda ajudam no aprendizado, de forma que as crianças aprendam a competir, mas também a trabalhar em equipe, formando cidadãos conscientes.

Crianças que não praticam exercícios físicos tendem a se tornar adultos sedentários. É muito mais fácil criar um hábito desde pequeno do que depois de adulto. Nosso dever como educadores físicos é despertar o desejo e mostrar o quão bom é para a saúde do corpo e da mente a prática regular de exercícios físicos. Não só para mães e pais, como também para os filhos.

 

Fonte: https://goo.gl/rvd8kM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?