Cirurgia Vascular
Especialidade que atende aos sintomas de inchaço e varizes nas pernas, além de doenças relacionadas ao entupimento ou aneurisma de vasos.
Sistema Venoso
As varizes são as principais alterações que fazem o paciente procurar o profissional.
São de alta incidência na população mundial, sendo a nossa população também igualmente atingida. Além do fator genético, as condições do estilo de vida influenciam indiretamente na extensão dos sintomas.
Hoje em dia as varizes são investigadas com exames realizados pelo próprio médico vascular, através de Doppler dos membros e a indicação de tratamento a depender do estágio em que se encontra.
As possibilidades de tratamento são diversas, e complementares entre si. Por exemplo, a cirurgia de retirada das varizes é um excelente método resolutivo para o vaso que foi removido. Porém, alguns pacientes se beneficiam de tecnologias como a radiofrequência ou laser para as veias safenas, já que o método pode trazer menor trauma e
maior conforto no pós-operatório.
Diversas outras formas de se tratar as varizes estão disponíveis no mercado. Um exemplo é o tratamento de vasos menores com aplicações através de soluções como glicose hipertônico, crio esclerose, espuma e laser de consultório.
As fontes de informações trazem ao conhecimento de complicações decorrentes também do sistema venoso. A mais temida é a trombose, entidade que pode levar ao agravamento súbito do coração, já que pode evoluir com embolia pulmonar.
Novamente a tecnologia nos favorece pela utilização de métodos menos invasivos, onde pode-se diagnosticar e tratar desse problema por meio de cateterismo e infusão de medicações que dissolvem os trombos.
Sistema Arterial
O fluxo sanguíneo leva o oxigênio para os órgãos pelas artérias, vasos que também sofrem degenerações e podem entupir ou dilatar.
Quanto entopem, uma placa é geralmente a responsável pela interrupção da passagem do sangue. Nesse caso, a trombose aguda também leva à sérios riscos como a isquemia e risco de perda do órgão, seja uma estrutura do abdômen, cérebro ou membros.
Há alguns métodos diagnósticos, sendo o Doppler novamente uma ferramenta importante para a identificação do problema. Métodos como o cateterismo e tomografias contrastadas ou até mesmo a ressonância magnética são auxiliares para o diagnóstico.
Outra patologia muito divulgada são os aneurismas dos vasos, representados por dilatações que podem se romper e colocar o paciente em risco de morte. A área endovascular trouxe excelente benefício em identificar e tratar tais complicações, utilizando-se tanto endopróteses quanto stents revestidos para o controle das doenças.
Outros agravos ligados ao especialista são as doenças linfáticas, as má-formações artéria-venosas e o pré diabético.
Procure o cirurgião vascular e esclareça suas dúvidas.
-Dr. Alexandre Zoppi Cunha
2 comments
Medicina e patologias são coisas muito complexas, a anos trabalho na área
e sempre penso que é fantástico o corpo humano. Gostei muito do assunto
e busco muitas informações na internet sobre patologias de diversas áreas
embora eu seja especializado em pediatria.Parabéns pelo site, um abraço 😉
Obrigado Dr. José!
Sempre que puder, visite nosso blog, temos sempre novidades sobre temas diversos relacionados a saúde.
Abraços!