O Balão Intragástrico é um balão macio de silicone que é colocado dentro do seu estômago e é posteriormente enchido com soro fisiológico estéril. É um procedimento não cirúrgico realizado por um cirurgião bariátrico. Geralmente, o procedimento é realizado com recurso a sedativos, pelo que não necessita de anestesia geral.
Como é que o balão intragástrico funciona
O balão preenche parcialmente o seu estômago, o que faz com que o paciente se sinta cheio. Assim sendo, o balão intragástrico ajuda a controlar o tamanho das porções que ingere, o que em conjugação com uma dieta apropriada e modificações nos seus hábitos levam à perda de peso.
A colocação do balão intragástrico
O balão é inserido através da sua boca para o estômago. O seu cirurgião inicialmente irá olhar para o seu estômago através da câmara de um endoscópio. Se não forem identificadas nenhumas anormalidades, o procedimento segue com a colocação do balão intragástrico, através do recurso a um material elastómero macio e maleável, o qual é inserido enquanto sob uma forma pequena e desinsuflada. O processo de deglutição é facilitado com a ajuda de um spray anestésico, que é aplicado topicamente para anestesiar a área da garganta. Uma vez no interior do estômago é imediatamente cheio com entre 400-700ml de solução estéril, através de um pequeno tubo de enchimento (cateter) acoplado ao balão. Uma vez preenchido, o cateter é removido, puxando-se suavemente a extremidade externa. O balão tem uma válvula de auto-selagem. Quando o balão está cheio, é demasiado grande para passar para o intestino e vai agora flutuar livremente no interior do estômago. Os tempos de colocação variam, mas geralmente levam entre 20-30 minutos.
Fonte: https://ricasaude.com/balao-intragastrico-colocado/