A Depressão é caracterizada por sentimento de tristeza, desalento, pessimismo e uma perda geral de interesse pela vida, combinados com um sentimento de mal-estar físico e de incapacidade generalizada.
As pessoas deprimidas têm, em geral, uma visão negativa de si próprio, do seu ambiente e do futuro.
Confira alguns sinais e sintomas comuns que podem acompanhar o quadro depressivo:
- Irritabilidade ou inquietação: Se sente agitado e inquieto. O seu nível de tolerância à frustração é baixo, tudo e todos lhe provocam crises nervosas.
- Problemas de concentração: Dificuldade para se concentrar, tomar decisões, ou lembrar das coisas.
- Perda de interesse nas atividades do dia a dia: Falta de interesse nos passatempos anteriores, afastamento dos amigos e parentes, recusa se envolver nas atividades sociais, lazer e sexual. Perde a capacidade de sentir alegria e prazer na vida.
- Desamparo e desesperança: Consiste em um sentimento de impotência e incapacidade para enfrentar situações, despertando a insegurança e frustração. A pessoa pensa que nunca mais haverá mudanças positivas, mesmo que se esforce, nada melhorará sua situação.
- Auto-aversão: Sentimento muito comum em indivíduos deprimidos. Ocorre forte sentimento de inutilidade, vergonha ou culpa. Criticam a si mesmo por falhas percebidas e erros. Boicotam sua própria felicidade.
- Perda de energia: Sente-se cansado, lento e fisicamente esgotado. Todo o seu corpo pode sentir-se pesado e até mesmo pequenas tarefas são difíceis de realizar e até mesmo conclui-las.
- Alterações no apetite ou no peso: Significa a perda ou ganho de peso. Pode ocorrer a perda do apetite, não sentindo mais prazer na ingestão de nenhum alimento, nem mesmo naqueles de sua preferência, como também ocorrer o inverso, comendo de tudo, inclusive aquilo que antes não te interessava.
- Aparecimento de dores sem justificativa física: Um aumento do número de queixas físicas que não são constatadas em exames médicos, como alergias, dores de cabeça, tontura, dores musculares, falta de ar e dor de estômago.
- Alterações do sono: Podem aparecer na forma de insônia, que é o mais recorrente, ou também no quadro Hipersonia, que é o qual a pessoa dorme demais.
- Descuido com o hábito higiênico e a aparência física: Ocorre abandono com o cuidado pessoal e a vaidade. A pessoa, por exemplo, perde até o interesse em manter-se limpo, de banho tomado.
Atente-se! Não tenha medo e nem vergonha. Procure por um psicólogo.
Daniela Castro, Psicóloga, CRP 06/112945
Responsável Técnico – Dr. Thiago F. de Souza – CRM 110219