O marcapasso esofágico para o tratamento do refluxo gastroesofágico já está disponível no Brasil. Utilizando uma tecnologia avançada, já testada e com resultados excelentes possibilita ao paciente com Refluxo uma nova opção para o seu controle.
A colocação é simples e realizada por laparaoscopia com o auxílio da endoscopia digestiva. Após a sua colocação já pode ser ativado e desta forma traz melhora dos sinais e sintomas de forma imediata na maior parte dos casos.
Com estímulos de baixa frequência no esfíncter esofagiano inferior o tratamento tem como objetivo restaurar a função normal desta região, sem alterar a anatomia. Simples e seguro, este dispositivo tem a tecnologia semelhante ao marcapasso cardíaco, ou seja, possibilita ajustar e personalizar o tratamento para a necessidade individual de cada paciente.
Aspectos importantes:
- Você não percebe a estimulação gerada pelo marcapasso;
- Resolução da regurgitação e azia;
- Melhora significativa dos problemas de sono relacionados ao refluxo;
- Eliminação da dependência de medicamentos como omeprazol, esomeprazol, entre outros;
- Normalização a longo prazo da exposição a ácidos e da função esofágica;
- Não interfere na deglutição;
- Pode ser utilizado no tratamento do refluxo pós cirurgia bariátrica.
Como todo tratamento médico, existe a possibilidade de eventos adversos. As complicações são raras por se tratar de um procedimento minimamente invasivo, mas todas as dúvidas e perguntas devem ser esclarecidas durante a sua consulta e avaliação médica.
Após ser implantado, você irá receber um cartão que indica que tem um dispositivo médico e deverá apresenta-lo em aeroportos quando for passar pelos detectores de metais. Isto também ocorre em diversas outras situações, sendo o marcapasso cardíaco, um exemplo.
A bateria dura entre 7 a 10 anos, podendo ser trocada após através de um simples procedimento. A qualquer tempo o marcapasso pode ser inativado ou reativado, sem a necessidade de sua remoção.
Para maiores informações agenda uma consulta com Dr. Thiago F. de Souza – – Instituto Endovitta.
Por: Dr. Thiago F. de Souza, Endoscopista, CRM 110219
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219