A DRGE é um dos diagnósticos mais frequentes nos consultórios de gastroenterologia
Ocorre quando o ácido do estômago reflui para a luz esofágica. Os sintomas mais comuns são azia, que é aquela sensação de desconforto ou dor em queimação no peito; a regurgitação ácida geralmente acompanhada de boca amarga; dificuldades de deglutição, muitas vezes com queixas de bolo na garganta e salivação excessiva.
A causa é multifatorial e o diagnóstico é realizado por meio de uma avaliação com o gastroenterologista e após exames específicos, como endoscopia digestiva alta (EDA) e phmetria esofágica.
É muito importante investigar a DRGE, principalmente naqueles pacientes que necessitam de medicação por tempo prolongado, pois a agressão constante do ácido no esôfago pode levar à formação de erosões (esofagite erosiva), úlceras, estenoses (estreitamentos da luz do órgão), e uma patologia chamada esôfago de Barrett, que é uma lesão da mucosa que predispõe ao câncer de esôfago.
O tratamento é sempre por meio de mudanças comportamentais, como adequação da dieta, evitar refeições volumosas, não ingerir líquidos junto com as refeições, deitar somente após 2 a 3 horas após as refeições, além de medicações que bloqueiam a produção de ácido no estômago. Algumas vezes podem ser necessários tratamentos
endoscópicos ou mesmo cirúrgicos.
É muito importante um acompanhamento com seu gastroenterologista e evite a auto-medicação.
Dra. Yael Albuquerque
Gastroenterologista