O balão intragástrico é uma das formas de tratamento do sobrepeso e obesidade disponível no Brasil. Diversos tipos de balões intragástrico estão disponíveis e a indicação de cada tipo de balão depende de características individuais do paciente. São utilizados em adultos e adolescentes associado a equipe multidisciplinar com orientações para mudanças de comportamento.
O tempo de permanência varia de 6-12 meses e a perda de peso média está em torno de 18%. Nas fases iniciais do tratamento sinais e sintomas como náuseas, vômitos, desconforto, abdominal podem estarem presentes.
Para a sua segurança os procedimentos devem ser realizados em ambiente hospitalar e a sedação ou anestesia deve ser conduzida pelo médico anestesista.
Após a fase inicial, na maior parte dos pacientes os sinais e sintomas são leves ou ausentes.
A realização de ultrassom do balão não está indicada para todos os pacientes, mas pode auxiliar a identificação de fatores que podem causar sinais e sintomas como náuseas e vômitos recorrentes. Uma das causas é a hiperinsulflação do balão por fatores ainda não determinados.
A realização do ultrassom é simples, podendo ser realizada durante a consulta de seguimento. Permite a avaliação do tamanho do balão e a presença de ar no seu interior, sem a necessidade de sedação ou anestesia. O ultrassom de balão pode auxiliar o médico a tomar decisões na dependência dos achados.
Para maiores informações, pergunte ao Dr. Thiago F. de Souza – CRM 110219.
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219