A amamentação está ligada a nutrição e segurança alimentar e por isso em 2017 foi criado o Agosto Dourado. Para quem não sabe do que se trata, o Agosto Dourado se trata de uma campanha feita para a conscientização sobre a importância do aleitamento materno
E você sabia que a amamentação ajuda a prevenir a obesidade?
A obesidade é uma epidemia global, e sua prevalência em crianças e adolescentes vem aumentando em todo o mundo, provocando um alto impacto negativo na saúde pública. A obesidade precoce eleva o risco de doenças associadas ao excesso de peso, como diabetes, inflamações intestinais e problemas cardiovasculares, como pressão alta. A amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida e continuada até dois anos ou mais é um fator de proteção contra a obesidade.
A maioria dos estudos relata o efeito protetor do aleitamento materno contra a obesidade na criança, especialmente quando relacionado a um período de amamentação exclusiva acima de três meses. E um dos fatores envolvidos nessa proteção é a presença do hormônio leptina no leite materno. Ele inibe o apetite, e, assim, o bebê fica mais saciado.
Outras pesquisas mostram que, para cada mês de retardo na introdução de alimentação complementar, há diminuição de 6% a 10% no risco de excesso de peso na vida adulta. Quanto mais tempo a mulher puder amamentar, menor o risco de obesidade na criança por toda a vida.
FAÇA PARTE VOCÊ TAMBÉM DESTA CAMPANHA: INCENTIVE E PRATIQUE A AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA!