Segundo alguns artigos, pesquisadores acreditam que a transmissão fecal e oral pode ser um mecanismo de transmissão da COVID-19, pois os vírus SARS-coV2 (agente etiológico da COVID-19) são eliminados nas fezes no início da infecção e persistem após a resolução dos sintomas respiratórios, porém ainda não há evidências se esses vírus são infectantes.
Alguns pacientes com COVID-19 apresentam inicialmente sintomas gastrointestinais leves, como náuseas, vômitos, dor abdominal e diarreia, precedendo a febre, tosse seca e a dispneia, que são sintomas clássicos da doença.
Segundo Dr. David A. Johnson, médico e chefe do Serviço de gastroenterologia da Eastern Virgínia School of Medicine em Norfolk, embora relatos iniciais indiquem que apenas 10% das pessoas com COVID-19 tem sintomas gastrointestinais, não se sabe se alguns dos infectados desenvolvem somente sintomas gastrointestinais.
De qualquer forma, essas informações só corroboram para a importância das medidas de higiene como lavagem frequente das mãos, limpeza e armazenamento adequado dos alimentos, despejo correto dos dejetos, limpeza adequada do vaso sanitário com produtos bactericidas, assim como superfícies do banheiro e especialmente escova de dentes.
Manter o vaso sanitário fechado quando não estiverem em uso e principalmente durante o acionamento da descarga é uma importante medida para prevenção da transmissão de resíduos fecais orais.
Cuide da sua saúde! Cuide de você!!
Por: Dra. Yael Albuquerque, Gastroenterologista, CRM: 98.475
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219