O uso nocivo de álcool mata mais de 3 milhões de pessoas a cada ano. Reduzir o consumo de álcool pode ser muito benéfico para sua saúde.
Estima-se que 2,3 bilhões de pessoas consumam álcool atualmente. Ele é consumido por mais da metade da população em três regiões da OMS – Américas, Europa e Pacífico Ocidental. A Europa registra o maior consumo per capita do mundo, embora esse tenha diminuído em mais de 10% desde 2010. As tendências e projeções atuais apontam para um aumento no consumo global de álcool per capita nos próximos 10 anos, particularmente nas regiões do Sudeste Asiático e do Pacífico Ocidental, além da região das Américas.
Qual a quantidade de álcool que as pessoas estão consumindo?
O consumo médio diário de pessoas que bebem álcool é de 33 gramas de álcool puro por dia, o equivalente a dois copos (cada um de 150 ml) de vinho, uma garrafa grande de cerveja (750 ml) ou duas doses (cada uma de 40 ml) de bebidas destiladas.
Em todo o mundo, mais de um quarto (27%) de todos os jovens com idade entre 15 e 19 anos consomem álcool atualmente. As taxas de consumo são mais altas entre os jovens de 15 a 19 anos na Europa (44%), seguidas das Américas (38%) e do Pacífico Ocidental (38%). Pesquisas escolares indicam que, em muitos países, o consumo de álcool começa antes dos 15 anos, com diferenças muito pequenas entre meninos e meninas.
Em todo o mundo, 45% do total de álcool é consumido na forma de bebidas alcoólicas. A cerveja é a segunda bebida em termos de consumo puro de álcool (34%), seguida do vinho (12%).Em todo o mundo, desde 2010, houve apenas pequenas alterações nas preferências de bebidas alcoólicas. As maiores mudanças ocorreram na Europa, onde o consumo de bebidas destiladas diminuiu 3%, enquanto o de vinho e cerveja aumentou.
FONTE: Ministério da Saúde.
Por Maria Angélica Monteiro Grecco, Nutricionista, CRN 26241
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219