Etiologia
A Doença Diverticular consiste em Diverticulose, Diverticulite e Sangramento Diverticular. A diverticulose do intestino grosso refere-se à presença de divertículos no cólon. Diverticulite significa presença de inflamação e/ou infecção associadas aos divertículos, mais frequentemente os localizados no cólon sigmoide, e deve ser tratada o quanto antes.
Na maioria das vezes, a doença diverticular é assintomática, porém alguns sintomas são: dor abdominal, diarreia, cólicas, gases, inchaço, alteração dos hábitos intestinais entre outros, porém a maioria dos pacientes permanece sem sintomas por toda a vida, afetando mais frequentemente indivíduos com idade superior a 80 anos.
Dietoterapia
A diverticulite afeta principalmente pessoas que ingerem grandes quantidades de carboidrato refinado (pão, bolo, bolacha etc) associado a uma alimentação pobre em fibras.
Fatores como alimentação com excesso de alimentos industrializados, ricos em corantes, conservantes e estabilizantes químicos, pouca ingestão de fibras, hidratação deficiente, pouco exercício físico, obesidade, fumo e segundo alguns especialistas, o uso constante de medicamentos como esteroides, opioides e alguns anti-inflamatórios podem contribuir para o desenvolvimento da diverticulite.
Orientações Nutricionais
- Iniciar uma reeducação alimentar, objetivando mudanças na alimentação e perda de peso em caso de sobrepeso e obesidade;
- Aumentar a ingestão de fibras (verduras, legumes e frutas), para auxiliar na formação do bolo fecal e adequado funcionamento intestinal;
- Aumentar a ingestão hídrica (água, sucos e chás), para otimizar efeito das fibras no organismo;
- Praticar atividade física, tanto para otimizar perda de peso, quanto para contribuir no funcionamento intestinal;
A mudança no estilo de vida é essencial nessa doença. Procure um (a) nutricionista para esclarecer dúvidas e adequar sua alimentação conforme seus hábitos!