Instituto EndoVitta

ARTIGOS E NOTÍCIAS

Diverticulite

Etiologia

A Doença Diverticular consiste em Diverticulose, Diverticulite e Sangramento Diverticular. A diverticulose do intestino grosso refere-se à presença de divertículos no cólon. Diverticulite significa presença de inflamação e/ou infecção associadas aos divertículos, mais frequentemente os localizados no cólon sigmoide, e deve ser tratada o quanto antes.

Na maioria das vezes, a doença diverticular é assintomática, porém alguns sintomas são: dor abdominal, diarreia, cólicas, gases, inchaço, alteração dos hábitos intestinais entre outros, porém a maioria dos pacientes permanece sem sintomas por toda a vida, afetando mais frequentemente indivíduos com idade superior a 80 anos.

Dietoterapia

A diverticulite afeta principalmente pessoas que ingerem grandes quantidades de carboidrato refinado (pão, bolo, bolacha etc) associado a uma alimentação pobre em fibras.

Fatores como alimentação com excesso de alimentos industrializados, ricos em corantes, conservantes e estabilizantes químicos, pouca ingestão de fibras, hidratação deficiente, pouco exercício físico, obesidade, fumo e segundo alguns especialistas, o uso constante de medicamentos como esteroides, opioides e alguns anti-inflamatórios podem contribuir para o desenvolvimento da diverticulite.

 

Orientações Nutricionais

  • Iniciar uma reeducação alimentar, objetivando mudanças na alimentação e perda de peso em caso de sobrepeso e obesidade;
  • Aumentar a ingestão de fibras (verduras, legumes e frutas), para auxiliar na formação do bolo fecal e adequado funcionamento intestinal;
  • Aumentar a ingestão hídrica (água, sucos e chás), para otimizar efeito das fibras no organismo;
  • Praticar atividade física, tanto para otimizar perda de peso, quanto para contribuir no funcionamento intestinal;

A mudança no estilo de vida é essencial nessa doença. Procure um (a) nutricionista para esclarecer dúvidas e adequar sua alimentação conforme seus hábitos!

 


Referências Bibliográficas
ARAÚJO, S. E. A. et al. Diverticulite: Diagnóstico e Tratamento. Disponível em <https://diretrizes.amb.org.br/_BibliotecaAntiga/diverticulite- diagnostico-e-tratamento.pdf>. Acesso em 12/12/2018.
CHEUCZUK, E. C. et al. A dietoterapia como tratamento fundamental para diverticulite. Disponível em <https://www.seer.perspectivasonline.com.br/index.php/biologicas_e_saude/article/viewFile/1051/805>. Acesso em 12/12/2018.
HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS. Diverticulite: o mal do intestino. <https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/imprensa/noticias/Paginas/Diverticulite-o- mal-do-intestino.aspx>. Acesso em 12/12/2018.
WORLD GASTROENTEROLOGY ORGANISATION PRACTICE GUIDELINES: Doença Diverticular. Disponível em: <http://www.worldgastroenterology.org/UserFiles/file/guidelines/diverticular-disease-portuguese-2007.pdf>. Acesso em 12/12/2018.

Por: Sâmia Rocha Alves –  Nutricionista – CRN3: 32.768

Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?