Instituto EndoVitta

ARTIGOS E NOTÍCIAS

Esôfago de Barrett

O esôfago de Barrett é uma condição pré maligna associada ao refluxo gastroesofágico crônico. A agressão do ácido ou de conteúdo alcalino ao esôfago distal causa lesões e a reparação por epitélio colunar coloca em risco o paciente para o desenvolvimento de câncer.

Na maior parte das vezes, mesmo com o controle do refluxo o Barrett não regride e necessita ser acompanhado por exame de endoscopia e biópsias. Na presença de degenerações neste epitélio pode estar indicado o tratamento cirúrgico ou a remoção endoscópica da área alterada.

A faixa etária mais acometida é o adulto jovem e do sexo masculino, embora há relatos em crianças. Os sinais e sintomas do refluxo tornam-se mais leves a medida que a doença progride, e isto, de uma certa forma, acaba enganando o paciente.

A endoscopia digestiva alta tem papel fundamental no diagnóstico e segmento através das biópsias. Realizar o exame em hospitais é mais seguro e a utilização de cromoscopia com corantes ou digital nas áreas a serem biopsiadas torna o diagnóstico mais preciso.

A orientação do segmento deve ser realizada pelo médico que acompanha o paciente e é dependente do achado histológico. Nos casos em que há necessidade de intervenção algumas opções são recomentadas. Entre elas, a ablação por radiofrequência ganha espaço por ser considerada, baseado em diversos estudos mundiais, o tratamento mais efetivo e seguro.

A radiofrequência, disponível no Brasil há mais ou menos 10 meses tem a sua indicação crescendo e os resultados replicam a história mundial, podendo o paciente apresentar critérios de cura deste problema.

O procedimento é realizado por endoscopia, tudo pela boca e portanto pode ser considerado como minimamente invasivo. Dura alguns minutos e o paciente tem alta no mesmo dia após a recuperação anestésica.

Importante ressaltar que a técnica não trata o refluxo e sim a sua complicação. Portanto, medidas para o tratamento do refluxo devem ser adotadas.

Para maiores informações, agende uma consulta.

 

Por: Dr. Thiago F. de Souza, Endoscopista, CRM 110219
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?