Instituto EndoVitta

ARTIGOS E NOTÍCIAS

Gastroplastia endoscópica vertical – Uma das formas de tratamento da obesidade

A gastroplastia endoscópica vertical é uma técnica de endosutura gástrica, desenvolvida e utilizada nos Estados Unidos como uma das formas mais atuais para o tratamento da obesidade.

De uma forma pouco invasiva, realizada por endoscopia, mas em hospitalar auxilia na perda de peso através da diminuição do estômago, como se fosse uma plástica do estômago. Assim, há a mudança da forma do órgão, sem que seja necessário a sua retirada ou exclusão, mantendo todas as suas funções, como a produção do suco gástrico.

A manutenção desta produção é de fundamental importância pois o paciente continua absorvendo as vitaminas e outras substâncias normalmente, sem ser necessário a reposição de vitaminas ou ferro.

O tratamento é multidisciplinar, com a participação da nutricionista e psicóloga. Espera-se uma perda média de 20% do peso, podendo estar associado a uma perda superior, em alguns casos em torno de 30%. A técnica não é reversível, mas, com o tempo perde a efetividade, devendo as medidas comportamentais já estarem implementadas para não haver o reganho de peso.

Na maior parte dos casos, o paciente tem alta no mesmo dia, com poucos sinais e sintomas. O principal sintoma é o desconforto ou dor abdominal que responde as medicações de uso habitual, entre elas, dipirona e paracetamol. Náuseas e vômitos também podem ocorrer.

Em geral o paciente pode retornar ao trabalho após três dias do procedimento. Caminhadas e atividades físicas leves estão liberadas na primeira semana e exercícios mais vigorosos a partir do primeiro mês.

A primeira fase da dieta é constituída por alimentos de consistência líquida e esta permanece por cerca de 3 a 4 semanas. Após este período está liberado a dieta pastosa e no início do terceiro mês alimentos de qualquer consistência.

Lembre-se, o procedimento deve ser realizado em hospital, pois apesar de ser considerado pouco invasivo e simples, intercorrências em procedimentos médicos podem ocorrer.  Para maiores informações é necessário agendar uma consulta.

Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?