A infecção urinária é um problema que atinge as mulheres que estão em idade reprodutiva, menopausa e até as grávidas. Ela ocorre quando uma bactéria entra no sistema urinário por meio da uretra e começa a se multiplicar na bexiga. Normalmente, o corpo expulsa esses organismos estranhos. Às vezes, as defesas falham e a bactéria se manifesta no trato urinária iniciando a infecção. Cerca de 40% das mulheres têm pelo menos um episódio de cistite em sua vida.
Os sintomas são variados, segundo a uroginecologista Maria Augusta Bortolini, vice-presidente da Associação Brasileira pela Continência B. C. Stuart., a infecção urinária pode causar uma pressão constante na região pélvica ou lombar e pode haver micções dolorosas ou frequentes, com necessidade urgente de urinar, muitas vezes com pouca ou nenhuma urina sendo eliminada.
A médica destaca ainda que a urina pode também tornar-se turva, mais escura e/ou com odor desagradável. “A presença de sangue na urina, febre com eventuais náuseas, vômitos e calafrios podem indicar uma infecção mais grave”, afirma.
As mulheres apresentam esse tipo de infecção com maior frequência do que os homens, uma vez que suas uretras são mais curtas, com proximidade à vagina e ao ânus. Isto significa que é mais fácil para os micro-organismos entrarem no sistema urinário e causar uma infecção.
“O atrito gerado nas atividades sexuais também podem carrear micro-organismos para o interior da uretra. Após a menopausa, os níveis reduzidos de hormônio estrogênio no corpo fazem com que os tecidos da vagina, uretra e bexiga se tornem mais finos, sensíveis e menos resistentes, aumentando o risco de cistite recorrente”, destaca Maria Augusta Bortolini.
Infecções também são também mais comuns durante a gravidez por causa de mudanças hormonais e de funcionamento do trato urinário. A médica explica que a debilidade do sistema imunológico ou a susceptibilidade de algumas mulheres também contribuem para as infecções.
Ainda para prevenção é importante a pessoa manter bons hábitos, tais como boa alimentação, atividade física, reduzir estresse, a fim de que o corpo possa se fortalecer, impedindo infecções oportunistas”, afirma.
Dicas de como prevenir a infecção urinária:
- Beber líquido, de modo a ser o suficiente para urinar claro 4 a 6 vezes por dia (2 a 3 litros);
- Ingerir suco ou cápsulas de cranberry aumenta a acidez da urina e ajudar a inibir o crescimento de bactérias;
- Ir ao banheiro quando sentir vontade e não esperar muito tempo. Idealmente a cada 3 horas;
- Depois de usar o banheiro, limpar sempre da parte da frente para a parte de trás;
- Manter higienizada a região genital, mas evitar a limpeza vigorosa, que danifica a pele, bem como o uso de duchas vaginais. As bactérias se proliferam mais em pele e mucosas danificadas;
- Evitar irritantes potenciais, tais como óleos de banho perfumados e desodorantes vaginais;
- Se tem diabetes, mantê-la sob controle;
O tratamento das cistites deve ser seguido rigorosamente, já que a infecção pode voltar e pode ser mais difícil de tratar. Nos casos mais graves, há a necessidade até de internação pela possibilidade de afetar o trato urinário superior (rins) e o organismo como um todo.
Fonte: https://goo.gl/trxVEA