Instituto EndoVitta

ARTIGOS E NOTÍCIAS

Mel ou calda de agave: qual é a melhor opção?

O mel e a calda de agave são adoçantes naturais que podem ser uma boa alternativa ao açúcar. Mas qual é melhor? Enquanto o primeiro é de origem animal, o outro é de origem vegetal, sendo uma ótima opção para os veganos. E aqueles que querem emagrecer? Qual é a melhor escolha?

O mel é um alimento natural, obtido a partir do néctar das flores e das excreções das abelhas. O seu sabor é doce e ele tem três tipos de açúcares: glicose, frutose e sacarose. O mel também contém potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto e cobre, entre outros minerais. Por ter tantos nutrientes, é reconhecido por auxiliar no tratamento de algumas doenças. “Ele é ótimo para os males do sistema respiratório como bronquite, asma, dor de garganta e gripe, devido às suas características antibióticas e anti-sépticas”, explica a nutricionista  Angélica Grecco.

mel-ou-calda-de-agave-qual-e-a-melhor-opcao

O mel tem três tipos de açúcares naturais: glicose, frutose e sacarose (foto: istock)

O consumo de mel também ajuda a regular o intestino e a eliminar algumas bactérias do organismo. “Ele melhora o processo digestivo pois possui enzimas que facilitam a digestão, reduzindo a prisão de ventre”, afirma a nutricionista. Mas cuidado para não exagerar. Ele possui 309 calorias a cada 100 gramas (o açúcar possui 387).

Calda de Agave

Recentemente o mel ganhou um rival na busca ao posto de melhor substituto ao açúcar: a calda de agave, que é um adoçante natural, 100% vegetal e orgânico, e se tornou uma das queridinhas das musas fitness e nutricionistas. A calda tem aparência semelhante ao mel, mas é obtida a partir de uma planta mexicana conhecida como Agave Tequilana Weber ou Agave Azul. O seu sabor é bem parecido com o do açúcar, mas, por ser uma fonte natural de frutose, chega a ser cerca de 1,5 vezes mais doce que a sacarose.

E as calorias? A quantidade é bem similar ao mel: a calda possui 310. Mas acaba sendo uma opção melhor pelo seu alto poder de adocicar, além de também ser rica em sais minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio. Outro ponto positivo da agave é ela ser livre de glúten e lactose. Assim, atende veganos, lactantes e celíacos. E a melhor notícia: “A calda tem uma carga glicêmica bem menor do que a do mel e a do açúcar. Isso significa que entra bem lentamente no sangue e não se transforma tão rápido em gordura”, ressalta Grecco.

Agora que você já sabe as principais diferenças, escolha a que atende melhor as suas necessidades e o seu paladar. Lembre-se de que ambos, mel e agave, são melhores alternativas do que o açúcar, que aumenta o risco de diabetes, obesidade, colesterol alto, gastrite e prisão de ventre. E atenção, pois como qualquer alimento, mesmo sendo saudáveis, os dois alimentos não podem ser consumidos em excesso, pois podem acarretar em ganho de peso.

Maria Angélica Monteiro Grecco, para o blog Jasmine Alimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?