Instituto EndoVitta

ARTIGOS E NOTÍCIAS

Melhore sua alimentação

ANO NOVO! VIDA NOVA! Em toda virada de ano fazemos reflexões sobre tudo o que foi feito ou deveria ter sido feito nos últimos meses. Com o balanço, acabamos percebendo que muitas coisas acabaram não sendo realizadas como se esperava. Por isso, para seguir com objetivos  no ano que está chegando, a criação de listas de resoluções pode ajudar bastante. Atitudes simples podem proporcionar uma vida mais saudável para você e também para as pessoas que te rodeiam. Confira algumas dessas dicas do Ministério da Saúde e tenha um 2020 repleto de saúde:

1 – Melhore sua alimentação
O Guia Alimentar para a População Brasileira apresenta dez passos simples para uma alimentação saudável, além de oferecer sugestões de refeições que respeitam as diferenças regionais e que indicam comidas e bebidas de fácil acesso para os brasileiros.  Fonte: Ministério da Saúde.

 Confira abaixo as dez recomendações:

  1.     Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados.
  2.     Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades.
  3.     Limite o consumo de alimentos processados.
  4.     Evite alimentos ultraprocessados, que são aqueles que sofrem muitas alterações em seu preparo e contêm ingredientes que você não conhece.
  5.     Coma regularmente e com atenção. Prefira alimentar-se em lugares tranquilos e limpos e na companhia de outras pessoas.
  6.     Faça suas compras em locais que tenham uma grande variedade de alimentos in natura. Quando possível, prefira os alimentos orgânicos e agroecológicos.
  7.     Desenvolva suas habilidades culinárias. Coloque a mão na massa, aprenda e compartilhe receitas.
  8.     Planeje seu tempo. Distribua as responsabilidades com a alimentação na sua casa. Comer bem é tarefa de todos.
  9.     Ao comer fora, prefira locais que façam a comida na hora.
  10.     Seja crítico. Existem muitos mitos e publicidade enganosa em torno da alimentação. Avalie as informações que chegam até você e aconselhe seus amigos e familiares a fazerem o mesmo.

Fonte: Ministério da Saúde.


Por Maria Angélica Monteiro Grecco, Nutricionista, CRN 26241
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?