Em qualquer tratamento prescrito pelos médicos, a participação do profissional de Nutrição é fundamental para o controle da obesidade. O nutricionista é responsável por orientar o paciente no processo de reeducação alimentar que o ajudará não apenas a perder peso, mas também a mantê-lo em níveis adequados por toda a vida.
A orientação nutricional começa no pré procedimento, a fim de reduzir o risco de complicações. No pós, as orientações seguem a fim de realizar a transição gradual de consistência da dieta. Parte-se de dieta líquida restrita em pequeno volume, passando pela líquida completa, pastosa, branda e, finalmente, sua transição definitiva para a alimentação de consistência normal, assim como após a cirurgia bariátrica.
Na reeducação alimentar objetiva-se uma mudança permanente de hábito alimentar, com mudança de estilo de vida associado. O paciente deverá abandonar hábitos nocivos, aprender a comer pouco e bem, várias vezes ao dia, e optar por alimentos pouco calóricos e com alto teor vitamínico. O paciente não está proibido de consumir doces, refrigerantes ou outras guloseimas de vez em quando, porém esses alimentos devem ter consumo eventual e em quantidade controlada, sendo liberados gradativamente durante a reeducação.
Fases da alimentação no pós procedimento
- 1ª Fase: Dieta líquida restrita e completa
- 2ª Fase: Dieta líquida completa
- 3ª Fase: Dieta Pastosa
- 4ª Fase: Dieta Branda sem integrais
- 5ª Fase: Dieta Geral
Cada paciente é único, não existe regra única. As evoluções alimentares e orientações são individuais e cada paciente possui sua adaptação pessoal!
Por: Sâmia Rocha Alves – Nutricionista
CRN3: 32.768
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219