A importância do psicólogo no período pré operatório.
O acompanhamento psicológico tem o objetivo de ser preventivo e educativo.
A consulta no período pré-operatório, é o momento ideal para que o paciente possa falar das suas dificuldades e compulsões alimentares, os desejos interiores, desafios, limites, como em alguns casos, a convivência da baixa autoestima, a insegurança com relação à cirurgia de redução do estômago, medo da anestesia dentre outras inquietações.
A consulta pré-operatória é o momento propício para que o paciente possa expor também quais são as expectativas para o alcance do tão sonhado resultado e como pretende explorar sua imagem corporal dentre outros assuntos dos quais o paciente necessita de orientação prévia para um tratamento mais propício e duradouro.
Já realizei o procedimento, porque ainda tenho que me consultar com o psicólogo?
É muito importante que com cerca de 30 dias de pós-operatório, o paciente volte ao consultório para que o psicólogo possa verificar como está a fase de adaptação às mudanças e restrições que trarão futuros benefícios para a saúde, assim, como checar as principais dificuldades e fraquezas que o paciente tende a desenvolver no período pós-cirúrgico.
O acompanhamento também orienta quanto aos aspectos psicológicos juntamente com a evolução da dieta relacionada a velocidade alimentar que está intimamente ligada à ansiedade e às possíveis lembranças da alimentação que tinha anteriormente.
Nos casos em que o indivíduo apresente tristeza, medos, desejo de reverter o procedimento, arrependimento, saudade da comida e uma forte relação de amor e ódio com o alimento, o psicólogo o encaminhará para o tratamento à base de psicoterapia quinzenal ou até mesmo semanal.
Daniela Castro
Psicóloga Clínica