Para começarmos a falar sobre Emagrecimento, devemos estar cientes do que é Obesidade e suas complicações.
A Obesidade é definida pelo Organização Mundial da Saúde – OMS como sendo uma Doença Crônica, não transmissível, que não tem cura, mas tratável. Esta doença pode acarretar várias comorbidades.
Segundo a Vigitel mais da metade da população brasileira (55,7%) está com excesso de peso. “Em 2018, o órgão do Ministério da Saúde que monitora fatores de risco para doenças não-transmissíveis na população – Vigitel – constatou: a obesidade cresceu 84% em adultos de 24 a 34 anos e 81% em adultos entre 35 e 44 anos. Em crianças e adolescentes o panorama é o mesmo”. Fonte: alimentostarjaverde.org
A obesidade é multifatorial, ou seja, existem vários fatores, bioquímicos, dietéticos e comportamentais que podem contribuir para o acúmulo de gordura corporal.
As pessoas quando buscam emagrecer, chegam com uma dor muito forte, visto que muitas vezes já tentaram de tudo, mas não conseguiram atingir seus objetivos. Umas até conseguem emagrecer, mas não conseguem permanecer magras.
Bom, vamos lá, as pessoas precisam entender que não existe um corpo separado de uma mente. Se o indivíduo não tiver um equilíbrio em todo o seu sistema, poderá até emagrecer, mas não conseguirá permanecer magro. O emagrecimento acontecerá, mas em algum momento irá travar o seu processo e não conseguirá manter o seu peso para sempre.
A obesidade como qualquer outra doença aconteceu e tem uma causa para existir.
A partir de um ponto, de determinada época as pessoas relatam que começaram a ganhar peso. Cada um tem uma história e um ponto de partida. Precisamos entender sua história e mais do que isto, precisamos mudar seu mindset. Que pensamentos, comportamentos e hábitos te levaram até este peso?
Será que somente uma restrição alimentar, ou exercício físico fará com que você chegue ao seu resultado desejado?
Várias coisas levam a Obesidade como já relatamos, mas o que você ainda não sabe é:
- Em alguns momentos que passamos em nossas vidas, como por exemplo nos sentir rejeitados, sozinhos, não amados, nos levam a buscar este acolhimento na comida.
- Crenças: pensamentos ou vivencias exteriores que vivemos ou escutamos e podemos estar repetindo.
Quando não sabemos que temos uma crença embutida na mente e continuamos repetindo padrões, continuamos tendo os mesmos resultados e sofrendo sem saber a causa.
- Nossa mente não difere o que realmente vemos e o que é imaginário.
Se você faz uma pergunta para sua mente, ela irá buscar resposta. Se for uma pergunta realizada de uma forma correta, ele irá responder de forma assertiva e podendo até lhe auxiliar no seu processo.
Porem, se for uma pergunta ruim, ele irá trazer todas as respostas te provando que você não consegue realizar seu objetivo. Isto virará uma verdade para você (crença). Ex: Eu não consigo emagrecer porque eu não tenho foco, porque sou descontrolada, porque não consigo fechar a boca, porque não tenho vergonha na cara e tantas outras coisas. Então quando você troca a pergunta e faz de forma assertiva, a sua mente trará respostas assertivas para você, como por exemplo: Por que eu posso emagrecer? Porque eu sou determinada em tudo que eu faço. Porque eu já consegui antes.
Todo mundo que quer emagrecer já fez dieta, exercício físico, mas não mudou a forma de pensar e agir.
Temos que focar em outros pontos primeiramente que até então não se dava a devida importância e/ou necessidade, como ter conhecimento do nosso ser – corpo, mente e aprendermos a ter controle das nossas emoções. Assim conseguiremos fazer novas conexões neurais (Neuroplasticidade) e criarmos novos hábitos. Este é o Emagrecimento de forma natural e sem sofrimento.
Por: Raquel Ribeiro, Master Health Coach
Responsável Técnico: Dr. Thiago F. de Souza, CRM: 110219