A Obesidade é uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT), causada pelo acúmulo de gordura no corpo devido consumo excessivo de calorias pela alimentação, além de hábitos não saudáveis.
Pode ser diagnosticada pelo resultado do Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado dividindo o peso (em kg) do paciente pela altura (em metros) elevada ao quadrado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o resultado deve estar entre 18,5 e 24,9 kg/m².
As consequências da obesidade como diabetes mellitus tipo 2, dores articulares, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, esteatose hepática, refluxo gastroesofágico, pedra na vesícula, dificuldades respiratórias (apnéia do sono), e até mesmo alguns tipos de câncer.
O impacto da obesidade não se restringe apenas às questões relacionadas à saúde, mas também à longevidade e à qualidade de vida, podendo levar à dificuldades de interação social, baixa autoestima, isolamento social, estresse, depressão entre outras. No Brasil, mais de 51% da população está acima do peso, com cerca de 22 milhões de obesos e aproximadamente seis milhões de obesos mórbidos.
A prevenção e o tratamento da obesidade pode ser feito através de uma alimentação adequada, hábitos saudáveis e prática regular de atividade física.
Por: Sâmia Rocha Alves – Nutricionista
CRN3: 32.768
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219