Sim, o estômago pode diminuir durante a dieta, caso ele estivesse dilatado devido aos hábitos alimentares que a pessoa tinha antes da mudança alimentar. Mas ele não fica menor do que seu tamanho natural, que é individual e determinado de acordo com a altura e a largura de cada um.
Quando a pessoa ingere, refeição após refeição, quantidades muito grandes de alimentos, o estômago não tem tempo de voltar ao seu tamanho após a digestão e vai ficando dilatado, permitindo que se consiga comer mais. Portanto, se a pessoa reduzir o volume de alimentos ingeridos devido a uma dieta, pode sentir o espaço do órgão voltar ao normal.
Problemas no sistema digestivo, como uma obstrução na saída para o intestino, também têm a capacidade de tornar o estômago temporariamente maior por causa do acúmulo de alimentos e resíduos no local.
A única forma do órgão ficar menor do que seu tamanho natural é por meio de intervenção cirúrgica. Em condições naturais –ou seja, sem ter passado por uma cirurgia bariátrica ou para a retirada de um tumor –, o estômago nunca terá dimensões menores que aquelas determinadas pela genética do indivíduo.
Fontes: Marcelo da Silva Pedro, médico gastroenterologista membro do conselho científico de gastroenterologia da APM (Associação Paulista de Medicina); Sandra Beatriz Marion, médica gastroenterologista professora da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná); Elaine Moreira, médica gastroenterologista da FBG (Federação Brasileira de Gastroenterologia) e do Instituto EndoVitta (parceiro da Cruz Vermelha de São Paulo).
Originalmente postado em: https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2019/02/19/o-estomago-diminui-quando-a-gente-faz-dieta.htm
Por Dra. Elaine Moreira, Gastroenterologista, CRM 109.612
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219