Instituto EndoVitta

ARTIGOS E NOTÍCIAS

Queda de cabelo

A queda de cabelo, também conhecida como alopecia, é caracterizada pela diminuição ou ausência de cabelos e/ou pelos, devido enfraquecimento capilar.

 

Existem muitos tipos de alopecia, sendo que a mais conhecida é a androgenética:

  • Alopecia Androgenética: vulgarmente conhecida como calvície, está relacionada com o hormônio androgênio e é de origem genética;
  • Alopecia Areata: acredita-se que seja de origem autoimune, onde o sistema imunológico vê os folículos capilares como um corpo estranho e se ataca;
  • Queda de cabelo auto induzida: é caracterizada por danos conscientes ou inconscientes:
    • Tricotilomania: ato de puxar e arrancar continuamente os pelos e cabelos. Mais comum em crianças, adolescentes e mulheres;
    • Alopecia por tração: provocada de forma inconsciente, devido uso de diferentes tipos de penteados como tranças, rabo-de-cavalo, penteados africanos etc., onde há grande tensão no cabelo;
  • Eflúvio Telógeno: comum em períodos de stress, caracteriza-se por um aumento da queda de cabelo. Pode ocorrer devido alterações hormonais (pós-parto, uso de pílula contraceptiva, mal funcionamento da tireóide – hipotireoidismo e hipertireoidismo), infecções do couro cabeludo, stress psicológico extremo, drogas, medicação, operações cirúrgicas, doenças crônicas e má alimentação.

Nutrição na Alopecia

A alimentação pode ser tanto auxiliar no tratamento, quanto amplificadora do problema. O desequilíbrio de vitaminas e minerais pode contribuir para a perda do brilho, enfraquecimento e consequentemente a queda dos cabelos. Porém uma alimentação equilibrada pode ajudar a evitar esta queda e a recuperar o crescimento capilar. Temos como exemplos de desequilíbrios nutricionais:

  • Deficiência nutricional no pós parto;
  • Deficiência de cálcio, biotina, ácido fólico, vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro, silício, magnésio, cisteína, selênio e ômega 3;
  • Excesso de selênio, vitamina A, vitamina B12 e ácido fólico;
  • Sinais e sintomas na Síndrome fúngica, Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e Síndrome do Ovário Policístico (SOP), ligados diretamente à alimentação.

Procure sempre o (a) nutricionista, para adequar seu plano alimentar conforme sua rotina, estilo de vida e excessos/carências nutricionais.

 

Referências Bibliográficas
Aula teórica de Nutrição Funcional “Desequilíbrios Nutricionais – Minerais”, ministrada pela professora Drª Adriana Gisele Leme no dia 25 de outubro de 2015 pelo Centro de Nutrição Funcional.
Aula teórica de Nutrição Funcional “Nutrição nos ciclos da vida”, ministrada pela professora Drª Michelle Teixeira no dia 25 de março de 2017 pelo Centro de Nutrição Funcional.
CENTRO DE MEDICINA CAPILAR. Disponível aqui . Acesso em 26 de junho de 2019.
MACEDO, J. L. et al. Eficácia da fitoterapia no tratamento da alopecia androgenética. Res., Soc. Dev., v. 8, n. 5, p. 1-8, 2019.

Por: Sâmia Rocha Alves –  Nutricionista – CRN3: 32.768
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?