O refluxo laringofaríngel (RLF) é o retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, que sobe e atinge a garganta (faringe e laringe).
Os sintomas principais são rouquidão, dor na garganta, tosse seca, sensação de bolo parado na garganta (glóbus faríngeo), pigarro e halitose ou mau hálito. Esses sintomas são considerados sintomas atípicos da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) e podem estar presentes mesmo na ausência de pirose (queimação) e regurgitação que são os sintomas típicos.
O diagnóstico é feito com base na história clínica do paciente, sendo importante solicitar um exame chamado laringoscopia, onde o especialista irá analisar o estado das cordas vocais, descartar outras doenças e analisar as evidências do RLF.
Outros exames que também podem contribuir para o diagnóstico são a Endoscopia Digestiva Alta, Phmetria esofágica prolongada e ImpedâncioPhmetria esofágica.
A Impedanciophmetria é o exame mais sensível, pois analisa a presença de refluxo ácido e não ácido, principalmente quando há tosse associada, pois faz uma correlação direta do refluxo gastroesofágico ácido e não ácido com a tosse.
Por: Dra. Yael Albuquerque, Gastroenterologista, CRM: 98.475
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219
2 comments
Olá estou querendo saber oque pode ser espelir pela boca uma gosma branca? As vezes incolor outras vezes branca e grosa como se doce um mingau de Maizena.obrigado
Olá Roberto. Por favor, entre em contato com a nossa Central de Atendimento: 55 11-2157-6265 ou 11-97797-0239. Obrigado!