Instituto EndoVitta

ARTIGOS E NOTÍCIAS

COMO COMBATER A ANSIEDADE ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO NESTE PERÍODO DE QUARENTENA?

Quais alimentos ajudam a diminuir o estresse/ansiedade e podem ser consumidos nesse período de isolamento?

Frutas cítricas: vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. O triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar.

Carboidratos: Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade.

Banana: Estudos comprovaram que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano que a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.

Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Chocolate: Rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.

Espinafre: Contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Além disso, estudos mostram que o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso.

Quais alimentos podem aumentar o estresse/ansiedade nesse período de isolamento?

Álcool: Muitas pessoas dependem do álcool como uma rede de segurança quando estão se sentindo extra ansiosas ou estressadas. Embora possa fazer você mais feliz no momento, a longo prazo a dependência de álcool pode agravar os efeitos da ansiedade. Além disso, as doenças relacionadas com o álcool podem levar a ansiedade, depressão e distúrbios do sistema nervoso.

Alimentos com xarope de milho: Como os tomates são saudáveis, muitos acreditam que ketchup também é, no entanto muitas marcas de ketchup não usam tomates reais, e têm grandes quantidades de xarope de milho. Este e outros aditivos açucarados realmente aumentam seus desejos, o que leva ao ganho de peso e piora os seus sentimentos de ansiedade.

Massas: Massa, ou qualquer outra forma de carboidrato refinado, incluindo donuts, doces e pão branco causam flutuação rápida do seu açúcar no sangue. Além disso, a presença de açúcar elevado no sangue tem sido associada a um maior risco de depressão, especialmente em mulheres.
Cremes não lácteos: Os cremes não lácteos são surpreendentemente elevados em gorduras trans, juntamente com outros óleos parcialmente hidrogenados mais comumente encontrados em alimentos processados. Pessoas com dietas altamente processadas têm quase 60% maior risco de depressão do que aquelas que têm uma dieta saudável, mais natural.

Bebidas dietéticas: Bebidas energéticas e refrigerantes diet são um desastre para as pessoas que sofrem de ansiedade. A cafeína e açúcar artificial reduzem a capacidade dos níveis de serotonina se comunicarem adequadamente seu caminho para o cérebro. Substitua por água com gás com aroma natural.

Reduza o café: Enquanto o café em pequenas doses pode ser saudável para você, beber constantemente café altamente cafeinado pode ser a razão de você se sentir no limite durante o dia. Excesso de cafeína pode estimular excessivamente o sistema nervoso, o que pode aumentar os níveis de stress, e levar a inúmeros distúrbios de ansiedade social.


Por Maria Angélica Monteiro Grecco, Nutricionista, CRN 26241
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 110219

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?