Diverticulite aguda é o termo dado à inflamação dos divertículos intestinais. Esses divertículos são pequenas saculações que se formam na parede do intestino grosso decorrentes da pouca ingesta de fibras na dieta. As principais complicações dos divertículos (também denominada de doença diverticular) são o sangramento nas evacuações e a inflamação (diverticulite aguda).
Os principais sintomas da diverticulite aguda incluem: dor no lado esquerdo do abdome (próximo à virilha), febre, náuseas e alteração do habito intestinal. A dor pode se localizar também na região central no inferior no abdome.
O diagnóstico é feito com o auxilio de exames laboratoriais e exames de imagem (o melhor método é a Tomografia Computadorizada).
O tratamento depende do estagio da evolução da doença e na maioria dos casos se faz com dieta sem resíduos, antibióticos e anti-inflamatórios, não sendo necessária a internação. Em casos mais avançados a internação se faz necessária para uso de antibióticos na veia e avaliação para possível cirurgia.
Se você possui divertículos e começou a apresentar dor no lado esquerdo do abdome procure ajuda médica pois pode estar com diverticulite aguda!!!
Por: Dr. Alexandre Zanchenko Fonseca, Cirurgia do Aparelho Digestivo, CRM 120.120
Responsável técnico – Dr. Thiago F. de Souza CRM 11021903