As pessoas normalmente optam por fazer a cirurgia de redução de estômago, em sua maioria, vêm de uma longa caminhada em busca do emagrecimento. Contudo, a luta não está apenas na perda de peso, mas o mais importante que é mantê-lo e como muitos não conseguem, optam então pela cirurgia.
Estes pacientes quando tomam essa decisão de realizar a cirurgia de redução do estômago, se sentem inseguros aos saberem que precisam também ser avaliados por psicólogos e consequentemente se sentem com medo pela indução da desistência do procedimento.
Sentimento esse comum que eles absorvem antes da avaliação, mas a partir do momento que o paciente inicia o período da avaliação, certamente passa a entender que o psicólogo nada mais é como um agente motivador e preparador do paciente, ao invés de ser alguém que o fará desistir daquilo que na verdade trará maior conforto pessoal e o ajudará a resgatar sua autoestima..
Não se preocupe se você é tímido ou inseguro, afinal todos os candidatos passarão por avaliações individuais e tratamento prévio quando necessário.
O papel do psicólogo se resume em avaliar e preparar mentalmente cada paciente para a cirurgia que mudará totalmente sua vida e seus hábitos buscando eliminar todos aqueles “medos” e desejos impróprios que a princípio são inexplicáveis a si mesmo, mas que geram o prazer a transferência pela compulsão alimentar.
Por: Psicóloga Daniela Castro – CRP 06/112945
Responsável Técnico – Dr. Thiago F. de Souza – CRM 110219